Riqueza Natural

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Quiabo e seus benefícios para saúde!




                                                                  

                                     O quiabo é consumido frito, refogado ou cozido



O quiabo é o fruto da Abelmoschus esculentus, uma planta da família da malva (Malvaceae). O quiabo é uma hortaliça de clima quente e originária da África, tendo sido trazida para o Brasil pelos escravos. 

Desde então, a hortaliça passou a fazer parte da culinária brasileira; um exemplo disso é o frango com quiabo, um símbolo da culinária de Minas Gerais.
Na verdade, o quiabo é uma cápsula fibrosa cheia de sementes que é colhida antes de chegar à fase de maturação. 

Geralmente, a hortaliça é verde, possui uma forma de cápsula, é seca e apresenta um líquido viscoso em seu interior.

O fruto possui uma quantidade significativa de vitamina C, entretanto, a mesma se perde durante o cozimento. Mesmo assim, o quiabo é altamente nutritivo: 

É rico em vitamina A, importante para o bom estado da visão; vitaminas do complexo B, fundamentais para o processo de crescimento; além de cálcio, ferro, fósforo e cobre, importantes para a formação dos ossos, dentes e sangue. 

Em razão de ser um fruto de fácil digestão, o quiabo também é indicado no caso de infecções do intestino, bexiga e rins.

O quiabo é consumido frito, refogado ou cozido, no preparo de pratos e saladas frias. Na hora da compra, é aconselhável optar por frutos firmes, sem manchas e com comprimento menor que 12 cm. Além disso, deve-se consumir o fruto rapidamente, pois o mesmo pode ficar murcho e escurecer em seguida. 

Uma solução para evitar a goma viscosa do quiabo, pouco apreciada, é pingar algumas gotas de limão enquanto o estiver cozinhando. Os maiores produtores mundiais do fruto são a Índia, Nigéria, Paquistão, Gana e Egito
←  Anterior Proxima  → Página inicial

3 comentários:

  1. É cheio de qualidades, mas não consigo comer.
    Já experimentei e não, não tem jeito.
    Abraços Rita

    ResponderExcluir
  2. É muito bom picadinho com abóbora e se quiser acrescentar carne seca picadinha...humm. Mas nunca comi frito, deve ser bom.

    ResponderExcluir
  3. Amo quiabo Fran, principalmente se tiver angú, ou polenta como dizem, não sabia de seus benefícios, muito bom saber forte abraço.

    ResponderExcluir

Comentários com ofensas não serão aceitos.