Riqueza Natural

sábado, 31 de agosto de 2013

Conheça os mitos e verdades sobre a carne vermelha!




Somos cercados por informações nem sempre baseadas em estudos científicos comprovados. Chega a ser difícil distinguir o que é verdade do que é ilusório. Mas e a respeito das carnes vermelhas, será que estamos por dentro do assunto?
A proteína animal é um importante componente da alimentação humana e ela ainda causa polêmica. Há quem defenda o consumo de carne vermelha como principal responsável pela evolução do homem e outros que acreditam que a carne é completamente desnecessária em nosso cardápio. Veja o que é mito e o que é verdade sobre o assunto.


Carne vermelha não faz falta ao organismo
Mito. De acordo com estudos realizados pelo departamento de Tecnologia dos Produtos de Origem Animal da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), a carne é rica em ferro, vitamina do grupo B e proteína, aminoácidos essenciais que nosso organismo não produz. Estes nutrientes só podem ser conseguidos por meio da alimentação ou suplementos alimentares prescritos por especialista em nutrição.
Não existem formas de substituir a carne vermelha
Mito. Quem quiser abolir a carne vermelha da dieta deve se servir de um prato com alimentos bem diversificados. Os vegetarianos têm de fazer acompanhamento médico ou nutricionista. Em caso de alteração nos exames, complementos alimentares podem ser receitados.
Quem quer emagrecer deve passar longe de carne vermelha
Mito. Carnes magras devem sempre fazer parte da dieta. Patinho e lagarto são ótimas pedidas. Carnes vermelhas só são prejudiciais se contiverem muita gordura ou forem consumidas em excesso.
Não devemos comer carne vermelha todos os dias
Verdade. Embora ela seja importante em nossa dieta, carne vermelha não deve ser consumida todos os dias. Estudos mostram que, em excesso, o prato pode causar danos ao sistema vascular. Procure intercalar a carne vermelha com outros tipos mais magros como frango ou peixe.
Os vegetarianos podem ser tão saudáveis quanto quem come carne
Verdade. Pessoas que conseguem substituir a carne por nutrientes encontrados em vegetais ou suplementos alimentares podem ser completamente saudáveis. Em caso de dúvida converse com um especialista em nutrição. Ele poderá esclarecer estas questões.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Oi Eliza, ótimas informações...realmente, muito importante sabermos o que é verdade e o que é mentira sobre a carne vermelha...abçs

    ResponderExcluir
  2. Ana querida obrigado por comentar gosto muito de carne não resisto uma bem feita rsrsrs
    mas consumo tbm salada é importante saber sempre o que é mito o que é verdade.

    ResponderExcluir

Comentários com ofensas não serão aceitos.