Riqueza Natural

domingo, 28 de julho de 2013

Os segredos mitológicos e males da caixa de Pandora!




A caixa de Pandora é  uma história mitológica em que se conta o surgimento dos males na terra. A história se inicia com Prometeu e Epimeteu dois irmãos que criaram os animais e os homens, como seres poderosos deu aos animais o comando de algumas aptidões como voar, caçar, garras e etc. 

Para os homens que foram criados depois dos animais não sobrou nenhum talento, então um dos titãs chamado Prometeu ensinou ao homem algum modo de sobrevivência como domesticar os animais, colher, fazer remédios, cantar, e fazer inúmeras coisas que seriam necessários para se manter, porém Zeus o deus do céu e do trovão se enfureceu por Prometeu ensinar a técnica do fogo roubando-a de Zeus. 

Com tanta fúria Zeus se vingou condenando o titã a passar a eternidade preso a uma rocha e uma ave comeria seu fígado todos os dias e o órgão seria regenerado todas as noites para ele agonizar eternamente. E como castigo para os homens, mandou que ao deus das artes Hefesto que criasse uma linda mulher de argila, surgiu então Pandora que recebeu todos os dons das deusas como a vida, a beleza, boa voz e persuasão.
E assim surgiu Pandora com o mistério de sua caixa, para se vingar segundo a vontade de Zeus os homens.

                       Pandora e sua caixa


Pandora foi apresentada a Epimeteu que logo se apaixonou pelos encantos da moça, logo em seguida se casaram e como um presente de casamento Zeus enviou uma caixa espécie de baú, seu irmão antes de ser condenado lhe disse para não aceitar nenhum presente dos deuses, mas esse não lhe deu ouvidos. Epimeteu disse à mulher que não abrisse seu presente de casamento, porém a jovem não resistiu e começou assim os males.

Os males da caixa de Pandora

Pandora não resistindo à curiosidade abriu a caixa que fora enviada por Zeus, esse por sua vez enviou a caixa com intuito de se vingar dos homens.

Ao abrir, Pandora deixou escapar todos os males que afligem a homens até hoje como os desentendimentos, doenças, ira, porém a jovem fechou a caixa a tempo antes que fugisse a única esperança dos homens, a fé e expectativa dando uma chance aos homens. A história da caixa de Pandora desde muito tempo está associada com o mal que não pode ser desfeito, restando, porém somente a esperança.
A história mitológica de Pandora é por muitos uma ligação com a história de Eva, que ao ser orientada a não comer o fruto, desobedece e recebe o julgamento e as punições de Deus sento expulsos ela e Adão do jardim do Éden.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com ofensas não serão aceitos.