Riqueza Natural

quarta-feira, 24 de julho de 2013

História do Sistema Brasileiro de Televisão SBT.



Em 1976, Sílvio Santos iniciou a operação do Canal 11 do Rio de Janeiro, denominada TVS, embrião do SBT.
Através desse canal, cuja programação era baseada em filmes e desenhos, começou a realizar seu sonho. No pequeno estúdio do bairro de São Cristóvão, começaram a ser produzidos os primeiros programas da TV de Silvio Santos.
Silvio Santos foi em frente até obter uma concessão do governo federal e ser autorizado a assumir mais quatro emissoras remanescentes da rede Tupi: TV Tupi, TV Marajoara, TV Piratini e TV Continental.
Em 19 de agosto de 1981 nascia o Sistema Brasileiro de Televisão, que entrou no ar imediatamente, inaugurando sua programação com a transmissão da assinatura de contrato entre Silvio Santos e o governo federal, representado pelo então presidente Ernesto Geisel e o Ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira.
Obrigado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o Sistema Brasileiro de Televisão começou a se apresentar ao público através de filmes e desenhos, um pouco de jornalismo e obviamente o Programa Silvio Santos.
Logo vieram "Reapertura", "Moacyr Franco Show", "O Homem do sapato branco", " Povo na TV" e "Alegria". O SBT alcançou rapidamente uma posição de destaque em audiência, chegando a uma participação de 24% no seu primeiro ano de operação.
Entre 1983 e 1987, na fase definida como popular, foram apresentados os programas de Flávio Cavalcanti e Hebe Camargo, a série "Joana", com Regina Duarte, a minissérie internacional "Pássaros Feridos", estrelada pelo ator Richard Chamberlain e uma cuidadosa seleção de filmes de sucesso.
De 1988 a 1990 passou a buscar qualidade de audiência através da contratação de profissionais como Boris Casoy, Jô Soares e Carlos Alberto de Nóbrega.
No final da década de 80, o SBT entrou na quarta fase de sua existência, com as estréias dos programas "Aqui Agora", "Programa Livre", "Jô Onze e Meia", e a participação no jornalismo de nomes como Bóris Casoy, Alberto Tamer e Hermano Henning. Consolida-se a "A Praça é nossa", "Cinema em Casa" e o Núcleo de Dramaturgia, cujo maior sucesso foi a novela "Éramos Seis".
O SBT entrou nos anos 90 com 21% de participação em audiência e um faturamento de quase 140 milhões de dólares.
Terminava a fase do sacrifício.
Surge então em 1995 o Complexo Anhanguera, grande passo para a concretização do Projeto SBT Ano 2000.
Instalado no quilômetro 19 da Rodovia Anhanguera em um terreno de 231 mil metros quadrados, sendo 62 mil de área construída, o Complexo Anhanguera é a verdadeira "Cidade de Televisão".
Através de um investimento de 120 milhões de dólares, o SBT dotou sua nova sede de toda infra-estrutura necessária para garantir a qualidade de produção: equipamentos de última geração, restaurante, lanchonete, agência bancária, loja de conveniência, barbearia, ambulatórios médico e odontológico, estacionamento e transporte interno. São 2500 pessoas que circulam diariamente pelo Complexo Anhanguera.
Transmissões de eventos fazem sucesso: "Oscar", campeonato mundial de Fórmula Indy, Copa do Brasil de futebol, jogos da seleção nacional e Copa do Mundo. O Campeonato Mercosul é transmitido com exclusividade pelo SBT.
Um momento recente e marcante foi a contratação do Carlos Massa para apresentar o seu "Programa do Ratinho.
Números de hoje:
15 milhões de telespectadores de todas as faixas etárias e classes sociais assistem diariamente o SBT
20 horas de programação diária diversificada.
participação de 20% em audiência
15% do bolo publicitário do meio televisão.
Às 10h do dia 19 de agosto de 1981, o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão entrava no ar já com a proposta inédita de mostrar a solenidade de assinatura da concessão, ao vivo e em cores, diretamente do Ministério das Comunicações, em Brasília.
São 29 anos de vida na história da televisão brasileira com muitas vitórias e comemorações. A emissora, segunda maior rede de TV do país, tem muitos bons motivos para celebrar seus 27 anos. São 109 emissoras que cobrem mais de 96% dos lares com TV, uma programação diversificada com 24 horas de entretenimento para adultos e crianças, que atinge mais 182 milhões de telespectadores e um casting de primeira com apresentadores, atores, jornalistas e outros profissionais.
História do SBT
A programação, que começou com quatro atrações (TV Tupi de São Paulo, TV Marajoara de Belém de Pará, TV Piratini de Porto Alegre e TV Continental do Rio de Janeiro), comporta atualmente diversos programas de entretenimento, novelas, sessões de cinema, atrações infantis, dezenas de séries de TV, telejornais e desenhos animados.
Para conquistar sete canais, que compreendiam a extinta TV Tupi, propriedade do empresário Assis Chateaubriand, técnicos, diretores, engenheiros e demais profissionais tiveram de provar que realmente eram aptos a administrar uma nova emissora no país. 
Na época, o Grupo Silvio Santos já havia adquirido o antigo canal 11, do Rio de Janeiro. Vários amigos estiveram ao lado do empresário Silvio Santos na nova empreitada. Um deles foi o redator e diretor Manoel de Nóbrega, pai de Carlos Alberto de Nóbrega, e fundador do humorístico "A Praça da Alegria" - hoje "A Praça é Nossa".
Obrigado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o SBT exibia, no início, filmes, desenhos, um pouco de jornalismo e o Programa Silvio Santos. Já na época, Silvio Santos era muito conhecido no país. Antes de ter o seu primeiro canal de TV, o Grupo Silvio Santos era uma renomada empresa de produção artística e comercialização de anúncios e publicidade.
Com a proposta inicial de que televisão não é só um instrumento de diversão, mas também de difusão cultural para classes mais populares, o SBT foi crescendo aos poucos e de forma saudável.
O canal conquistou uma posição de destaque em audiência já em seu primeiro ano de vida. E o investimento em produções mais populares cresceu ainda mais. Ao atender as classes C, D e E, que representavam 61% da população, o SBT passou rapidamente à condição de vice-líder do mercado, e aumentou sua participação em audiência para 30% no segundo ano de operação.
Em 1996, no dia do aniversário de 15 anos, foi inaugurado um conglomerado de estúdios com 231 mil m² - o famoso Complexo da Anhangüera, em Osasco. 
Se na sede da Vila Guilherme cerca de 400 pessoas freqüentavam os estúdios a cada semana para compor os auditórios dos programas, hoje esse número subiu para 5 mil por mês nos estúdios localizados na rodovia Anhangüera. E além, dependendo das atrações.
Considerado pelo Grupo Silvio Santos como o mais arrojado empreendimento realizado até hoje, a construção do Complexo da Anhanguera exigiu investimentos na ordem de US$ 120 milhões. Além de uma área disponível para a construção de sua cidade cenográfica, o Complexo possui 8 estúdios, todos com estrutura técnica e de apoio totalmente independentes. É uma cidade com estrutura própria. 
Há restaurantes, lanchonetes, café, salão de cabeleireiro, banca de jornal, ambulatório médico e odontológico, agência bancária, quadras de tênis e futebol, entre outros serviços.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Muito bom artigo .
    Me fez recordar um pouco da história deste simpático canal .
    Adoro o Sbt e não perco o programa Silvio Santos .

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir

Comentários com ofensas não serão aceitos.