Riqueza Natural

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dicas saudáveis de alimentação para quem tem colesterol alto!




Uma alimentação equilibrada é um dos principais requisitos para que os portadores de colesterol alto possam ter uma vida normal.
O colesterol alto  é um quadro em que o indivíduo apresenta uma taxa de colesterol total superior a 200mg/dl ou quando o colesterol HDL, considerado um colesterol bom está inferior aos níveis considerados normais. 
O colesterol alto pode acarretar prejuízos à saúde, já que a doença provoca o depósito de gordura na parede das artérias, diminuindo o fluxo de sangue ou fazendo que essas placas de gordura se “desprendam” causando trombose. 
Normalmente o colesterol alto não apresenta sintomas, porém mal estar, dor de cabeça e cansaço podem ser comuns nas pessoas com esse mal.
A causa do colesterol alto, na maioria dos casos é por consumo excessivo de comidas com alto teor de gordura, como frituras e fast-foods, por isso, um dos principais pontos de atenção das pessoas que possuem colesterol alto é a alimentação.
Confira algumas de dicas e sugestões de comidas saudáveis para quem tem colesterol alto.

Colesterol alto comidas permitidas


É primordial uma dieta com comidas saudáveis para quem apresenta níveis elevados de colesterol. O cardápio deve ser preparado por um profissional especializado, como um nutricionista. Nele deve conter alimentos saudáveis e ricos em vitaminas e minerais, livres de gorduras saturadas.
O abacate é um alimento que ajuda a combater o colesterol alto, pois é rico em gordura monoinsaturada, auxiliando a manter o “colesterol bom. 
O alho e a cebola também favorecem o combate ao colesterol alto, pois diminuem a pressão arterial e ajudam a impedir que placas de gordura permaneçam nas artérias. 
Outro alimento indicado ao combate ao colesterol alto é o azeite de oliva, que apresenta compostos que evitam a oxidação do colesterol, evitando a formação de placas de gordura.
As oleaginosas como nozes e castanhas também são indicadas para evitar o colesterol alto e outras doenças cardiovasculares. 
Alimentos ricos em fibras, como linhaça, pão integral e feijão também são indicados e podem ser consumidos diariamente, principalmente se revezados.
No Guia do Coração da página Minha Vida você encontra sugestões de 13 comidas saudáveis para quem tem colesterol alto. Mas, não se esqueça: é primordial a consulta a um profissional, para a indicação de um cardápio funcional.

Colesterol alto comidas proibidas


Entre as comidas proibidas para quem tem colesterol alto estão doces à base de chocolate ou coco, embutidos e frios, carnes cordas e enlatados e leite integral (A ou B).
Uma dica para as pessoas que tem colesterol alto é a substituição de comidas gordurosas que são proibidas, por comidas mais leves, como o leite integral pelo desnatado, queijo amarelo pelo branco, utilizar óleos a base de vegetais. 
Como soja e milho, trocar carnes vermelhas pelas brancas (frango e peixes), utilizar azeite extra-virgem no preparo das saladas, além de substituir os doces por frutas.
O tratamento é simples, porém eficaz, bastam mudanças dos hábitos de vida, como seguir uma dieta balanceada, equilibrada, prática de atividade física regularmente e acompanhamento médico.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Boa matéria, orientação precisa.
    É necessária a eliminação de muitos alimentos, mas como faço, afirmo que é muito difícil.

    ResponderExcluir
  2. Rita obrigada, que bom que gostou forte abraço.

    ResponderExcluir

Comentários com ofensas não serão aceitos.