Riqueza Natural

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Chicletes mitos e verdades.




A popularização do chiclete ou goma de mascar foi muito influenciada pelos filmes americanos. Na literatura, encontramos várias vertentes com histórias diferentes.
Alguns autores afirmam que o chiclete foi descoberto pelos índios da Guatemala, que mascavam a resina extraída de uma árvore denominada de chicle. Essa resina era utilizada para estimular a produção de saliva e, assim, evitar que se tivesse a sensação de secura na boca durante longas caminhadas.
Outros autores dizem que, em 1518, os espanhóis, quando invadiram o Império Asteca, encontraram algumas prostitutas mascando um tipo de goma que era o chiclete, e que este foi descoberto muito tempo antes pelo povo maia, no sul do México. Quando os maias cortaram uma árvore chamada sapodilha, perceberam que saía dela um líquido grosso e leitoso, o chicle, que depois endurecia em forma de goma e era muito gostoso.
Já em 1870, um americano chamado Thomas Adams Jr. era vizinho de um mexicano que se exilou nos Estados Unidos. Seu nome era Antonio López de Santa Anna. López tinha o hábito de aliviar as suas tensões com pedaços de chicle, aquela resina descoberta pelos maias, centenas de anos antes. Adams ficou curioso a respeito daquela goma que López mascava e pediu para o seu secretário lhe apresentar a novidade.
Dias depois, Adams foi a uma farmácia e ouviu uma moça pedir um tablete de cera parafinada para mascar. Foi aí que teve um estalo, adicionou alcaçuz ao produto e o batizou de Black Jack. Fez o chicle em forma de pequenas bolas, embalou-as em caixas e passou a oferecê-las em estabelecimentos de Nova Jersey em 1872. Estava inventado o chiclete.
No Brasil, a primeira goma de mascar foi o Ping Pong, lançado pela Kibon em 1945.

Mascar chicletes ajuda a limpar os dentes?

É importante lembrar que mascar chicletes não limpa os dentes. Apenas uma boa escovação e o uso habitual de fio dental é que vão limpar os dentes. Mas alguns dentistas recomendam mascar chicletes sem açúcar após um lanche ou uma refeição, pois o chicleteestimula a produção de saliva, o que ajuda a lavar as partículas de alimentos dos dentes. Mas é só por isso.

Engoli um chiclete, e agora?

É muito perigoso engolir chicletes, principalmente para as crianças, que podem ter um problema de prisão de ventre ou até mesmo um distúrbio respiratório.
chiclete, quando engolido, pode formar uma bola no intestino, principalmente no reto, e impedir a saída das fezes. Ele pode ainda se alojar no esôfago e, assim, prejudicar a respiração. Mas isso pode ocorrer com mais freqüência com as crianças que se habituaram a engolir chicletes, não com as que o fazem ocasionalmente. Quando o gostinho doce do seu chiclete acabar, cuspa-o fora, ok?
Um mito é dizer que mascar chiclete ajuda a tapear a fome. Não acredite, pois é pura conversa. E, com isso, você pode até desenvolver uma gastrite, pois a mastigação estimula a secreção de enzimas digestivas. E, como o organismo não tem alimento para digerir, acaba agredindo a parede do estômago, o que pode provocar até uma úlcera. E esse hábito não vai ajudar na sua dieta, só poderá comprometer a sua saúde.
Além disso, chicletes contêm calorias.
Dê uma olhadinha na tabela abaixo e veja as calorias contidas em uma unidade:

MARCASABORCALORIAS
TridentHortelã2,5 kcal
TridentFrutas2,8 kcal
BeldentCerejaMenta2,6 kcal
Clorets DietMenta2,6 kcal
ChicletsHortelã, Tutti-fruti, Morango19 kcal
PletsTodos4,7 kcal
Tabletes ValdaHortelã7,8 kcal
Fresh UpCanela, Hortelã, Menta22 kcal
PlocTodos 19 cal
Ping PongTodos19 kcal
BubalooTodos20 kcal
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com ofensas não serão aceitos.