Riqueza Natural

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Astecas : Economia sociedade e política!




Montezuma, um dos principais imperadores astecas.

Economia
 
Ao longo da expansão do povo asteca, a agricultura foi se tornando a sua principal atividade econômica. Mesmo habitando uma região com terrenos alagados, desenvolveram técnicas agrícolas que superavam as limitações naturais da região. Uma interessante técnica agrícola desenvolveu-se com a construção das chinampas.

As chinampas eram grandes esteiras de junco sustentadas por hastes fixadas no fundo dos lagos. Na superfície da chinampa era depositada a fértil lama encontrada no fundo dos lagos. Dessa forma foi possível ampliar a produção agrícola. Além disso, os astecas também utilizaram de canais de irrigação que tornavam possível o plantio em regiões menos férteis.

O comércio também figurava entre uma das principais atividades da economia asteca. Em grandes mercados, como o de Tlatelolco, pessoas realizavam trocas de artesanatos, alimentos, pequenos animais, utensílios e ervas medicinais. Além de realizarem o comércio através do escambo, também utilizavam a semente do cacau como uma moeda de troca.

Sociedade e Política
Baseada em uma forte tradição militarista, os astecas possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros. O Estado asteca era chefiado por um imperador que contava com o apoio de funcionários na administração das terras e construções do império. No topo da hierarquia social asteca estavam os nobres, os sacerdotes e os militares. Estas três classes exerciam importante papel na manutenção do império, na conquista de novas terras e no contato entre os homens e os deuses.

Logo em seguida estavam os comerciantes e artesãos. Muitos deles eram admirados pela habilidade em dominar complexas técnicas, como a ourivesaria. Estes, além de controlarem uma parte significativa da economia asteca, também circulavam pelo império realizando alguns trabalhos para o Estado e praticando a espionagem. Em razão de sua grande importância, muitos deles não eram obrigados a pagar tributos ao Estado.

A grande parcela da população era composta por camponeses. Estes seguiam as orientações do Estado no cultivo das terras e na construção de obras públicas. Cada camponês, ao se casar, recebia um lote de terras que deveria ser administrado por ele. Em troca do serviço prestado, os camponeses recebiam alimentos, vestimentas e tinham seus filhos introduzidos nas instituições de ensino do governo. No mais baixo estrato da escala social estavam os escravos que, de acordo com a condição que usufruíam, poderiam ascender socialmente.

A vasta população organizada sob o domínio asteca marcou a existência de uma das mais complexas sociedades da América pré-colombiana. A extensão dos núcleos urbanos e a organização sociopolítica asteca faziam frente e, em certos casos, ultrapassavam as dimensões dos centros urbanos da Europa do século XVI. Os colonizadores espanhóis ao chegarem na região fizeram vários relatos sobre a riqueza do povo asteca.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Quer ganhar dinheiro com seu blog só recebendo visitas, então clique ou copie este link e cole em seu navegador http://ads.egrana.com.br/indica/6333 e cadastre-se, não é pirâmide, não vai ter que vender nada, é um sistema de CPM custo por Mil visualizações, onde que para ganhar terá que exibir um Banner e um Popunder e toda visita que estiver no blog já entra em dinheiro na sua conta virtual,após R$ 50,00 você poderá solicitar a retirada, tenho certeza que não irá se arrepender. eles pagam em dia e não atrapalha em nada se tiver outro monetizador em seu blog ou site como Adsense. e o melhor de tudo é que só precisa receber visitas em seu site ou blog para começar a ganhar dinheiro.

    Após efetuar o cadastro, vai na opção meus sites, e logo abaixo inserir site , coloque seu blog ou site,se tiver mais de um pode colocar tambem, e espere aprovação, após aprovação é liberado o código dos anúncios para implantar em seu blog ou site, após aprovado vá na opção código html para anúncios pegue o código e implante no seu blog e comece a faturar.

    Não custa nada testar, entre no link http://ads.egrana.com.br/indica/6333, se cadastre e veja como é simples.

    Veja aqui o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=uzgbkxtbh7I&noredirect=1

    Eu uso e Aprovo.

    http://lotofacildica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comentários com ofensas não serão aceitos.