Riqueza Natural

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Relembre: Massacre do carandiru completou 20 anos!



Há pouco mais de 20 anos o Brasil viveu um de seus momentos mais tensos já publicados pela mídia, que foi o massacre do carandiru. No dia 2 de outubro de 1992 uma rebelião na casa de detenção carandiru em São Paulo teve inicio e começou no pavilhão nove, a rebelião cresceu rapidamente  e a tropa de choque foi chamada e no final da tarde daquele mesmo dia houve a invasão. O resultado? Foi trágico, com a morte de 111 presos, um verdadeiro banho de sangue, um massacre onde os presos não tiveram a menor chance de defesa. Esse episódio teve um destaque nacional e internacional nas principais emissoras mundo a fora, foram indiciados 103 militares incluindo o comandante da operação o coronel Ubiratan ( que foi assassinado alguns anos atrás) mas ninguém foi preso por isso e o mundo todo olhou com maus olhos essa situação aqui no Brasil. Até hoje os parentes das vitimas pedem justiça, mas dificilmente vai haver justiça para eles, haja visto que o principal "personagem"deste triste episódio já se encontra abaixo de 7 palmos e já tinha saído livre das acusações contra ele. O fato que essa invasão foi muito mal comandada e repercutiu muito mal para o Brasil, visto como país da impunidade.

Essa tragédia serviu para inspiração de filmes, livros, e até torcida organizada ( pavilhão nove do corinthians)
o filme carandiru foi uma obra do cinema nacional e foi um campeão de bilheteria nacional, disputando espaço nos cinemas com os filmes de Hollywood, e entre os atores famosos estavam no filme Rodrigo Santoro, que depois vinha a participar de filmes internacionais. Vale ressaltar que essa tragédia foi um marco negativo da história do Brasil, e alguns anos depois essa casa de detenção foi implodida, deixando apenas a lembrança daquele fim de tarde que culminou com a matança dos 111 presos e outros tantos feridos, e a lembrança dos parentes das vítimas que jamais esquecerão aquele dia.



Minha Opinião: É fato que muitas pessoas acharam bom esse massacre dizendo que bandido bom é bandido morto, mas eu discordo completamente disso acho sim que as leis brasileiras deveriam ser muito mais duras, e começar a partir dos 16 anos a maioridade penal no mínimo e em contra partida construir prisões melhores e que tenha tratamento mais duro dentro dessas prisões, copiar tipo de tratamento dado aos presos americanos ou russos por exemplo, onde preso de alta periculosidade são transportados de um lado ou de outro das prisões completamente curvados com mão para trás com algemas nas pernas e nas mãos, isso que ta acontecendo em São Paulo é inadmissível, tinha que pegar os lideres desse movimento e dar uma verdadeira surra, colocar em isolamento por no minimo uns 40 dias em uma cela sem luz e sem janelas, sem direito a banho de sol e quando sair de lá ir direto pra uma cela especial monitorada 24 horas com câmeras e não se deslocar mais dentro dos presidios sem ter algemas nas pernas e nas mãos, além de 3 carcereiros junto dele, mas sei que estou sonhando demais. E você qual sua opinião?


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com ofensas não serão aceitos.